Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

A Psicopedagogia e o Momento do Aprender

Mais visualizações

A Psicopedagogia e o Momento do Aprender

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque.

R$ 35,00
parcelado em até 3x
Adicionar itens ao carrinho
OU

Descrição rápida

Autor: Laura Monte Serrat Barbosa

I.S.B.N.: 85-89892-34-4
Edição: Primeira Edição em dezenbro/2006
Número de Páginas: 140
Idioma: Português
Peso: 280g

Descrição do produto

Resumo

A vida é um processo de aprendizagem; a adaptação do indivíduo às mudanças cotidianas é um exercício vital à sobrevivência. Esta visão global e o intercâmbio entre o legado escolar e extra-escolar, preparam o ser humano para o convívio em comunidade. Preocupada com os caminhos do ensino atual e a formação dos estudantes, Laura Monte Serrat Barbosa realiza a obra “A Psicopedagogia e o momento do aprender”, que busca resgatar a função do ensino, através de métodos psicopedagógicos.

Hoje, há uma procura por ensinos voltados ao exame vestibular, em detrimento do aperfeiçoamento humano. No livro, a autora explora a última vertente ao narrar sua experiência no colégio Terra Firme, que mira a conscientização e o desenvolvimento simbólico. Para Barbosa, a escola deve desenvolver individualidades que ajam positivamente no espaço coletivo. Diante disso, defende o papel do professor no estímulo à vontade do saber; ele deve entender o aprendiz em suas dificuldades, sem confundi-lo com o desvio em si. A obra também relaciona a estrutura familiar com a capacidade de desenvolver tarefas e a intelectualidade.

A autora apresenta teoria e relata sua experiência no trabalho em grupo; indica como o coordenador de um grupo deve proceder para que consiga orientar as decisões dos integrantes em prol de um objetivo. Para Barbosa, neste aprendizado evidencia-se a figura do aprendiz e não a do educador, restando para o último, intervenções momentâneas para conduzir e suscitar a vontade de aprender.

O conhecimento deve ser a ferramenta para o aluno entender o mundo, questioná-lo e mudá-lo; “A Psicopedagogia e o momento do aprender” propõe alternativas pedagógicas que privilegiem o aprendizado não apenas daquilo que é prático, mas de um conteúdo que forneça bases para a elaboração de novos conceitos. A autora relê diversos autores, e os confronta com a realidade, com a pedagogia e com os métodos pedagógicos hoje utilizados, sempre acreditando que ensinar a aprender, é o viés para se desenvolver o pensar.

Sumário

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 - MOMENTO DE APRENDER A APRENDER

CAPÍTULO 2 - MOMENTO DE APRENDER SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

CAPÍTULO 3 - MOMENTO DE APRENDER SOBRE A INTEIREZA E O INACABAMENTO
Investigando a dificuldade para aprender, sem perder a visão de inteireza e incompletude

CAPÍTULO 4 - MOMENTO DE APRENDER A CONVIVER
A sovivência

CAPÍTULO 5 - MOMENTO DE APRENDER E ENSINAR, EM GRUPO E COM O GRUPO
Um pouco da história de um autor e do seu estudo sobre grupo
História do vivido
O grupo, a história de cada um e a aprendizagem

CAPÍTULO 6 - MOMENTO DE APRENDER A FOCAR NO APRENDER – A FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Projeto para mudança de concepção sobre o aprender
Coordenadores pedagógicos - o resgate da sua função
Formação contínua de educadores - uma vivência

PARA FINALIZAR - MOMENTO DE APRENDER SOBRE A PSICOPEDAGOGIA COMO UMA UNIDADE
REFERÊNCIAS

Tags do produto

Adicionar suas tags:
Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.
 

Comparar produtos

Você não tem itens para comparar.

Newsletter

Newsletter

Meu carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.