Estimulação da Linguagem: Aspectos Teóricos e Práticos

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Autor: Dionísia Aparecida Cusin Lamônica (Organizadora) Edição: primeira edição em Setembro/2008 Número de Páginas: 352 páginas ISBN: 978-85-89892-59-9 Peso: 535g - 16 x 23 cm Idioma: Português
Release A linguagem é instrumento de socialização e posicionamento dentro de uma sociedade organizada. Seu desenvolvimento depende da estimulação oferecida à criança; de adaptações cotidianas e processos emocionais. Partindo deste pressuposto, “Estimulação da Linguagem”, organizado por Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, demonstra os mecanismos percorridos desde a aquisição dos primeiros sinais lingüísticos até a maturidade do processo cognitivo e sua influência no controle do comportamento e na decodificação dos vínculos sociais. A inclusão comunicacional é fundamental na aprendizagem e na descoberta do mundo exterior. Neste sentido, a obra se preocupa em avaliar o processo lingüístico dentro da evolução sensorial e motora e dedica atenção à interferência do sistema estomatognático no desempenho da comunicação oral. Capítulos destacam o estímulo adequado para cada função orofacial e apresentam a intervenção fonoaudiológica pertinente. Existem inúmeros obstáculos ao pleno desenvolvimento da linguagem. No esforço de tratar as incidências mais recorrentes, o livro elucida o estímulo cognitivo adequado em crianças com paralisia cerebral, déficit auditivo, autismo, síndrome de down, deficiência visual e fissura labiopalatina. Para estes casos, autores apresentam modelos de intervenção tradicionais e alternativos que ampliem a participação destas crianças no processo comunicativo. Ao agregar teoria, dicas e sugestões, “Estimulação da Linguagem” torna-se esclarecedor e contempla o conhecimento desejável a respeito dos mecanismos de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Sumário Capítulo 1: Bases anátomo-fisiológicas da linguagem Adriano Yacubian Fernandes, Vanessa Sabino de Freitas e Maria da Graça Morais Martin Capítulo 2: Aspectos psicossociais da aquisição e desenvolvimento da linguagem Dagma Venturini Marques Abramides Capítulo 3: O envolvimento da família no processo de reabilitação de crianças com alterações Ana Cristina Musa Minervino-Pereira Capítulo 4: Princípios da intervenção com base comportamental em crianças sem linguagem oral Simone Aparecida Lopes-Herrera e Simone Rocha de Vasconcellos Hage Capítulo 5: Considerações sobre intervenção em linguagem com base na perspectiva pragmática Simone Rocha Vasconcellos Hage, Ana Paola Nicolielo e Simone Aparecida Lopes-Herrera Capítulo 6: Funções orofaciais, voz e o desenvolvimento da comunicação Giédre Berretin-Felix, Kátia Flores Genaro, Alcione Ghedini Brasolotto, Luciana Biral Mendes Merighi, Camila Correa e Daniela Almeida Prado Capítulo 7: Estimulação da linguagem de crianças com distúrbios do metabolismo: Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, Mariana Germano Gejão e Greyce Kelly da Silva Capítulo 8: Estimulação da linguagem em crianças com autismo Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter e Débora Regina de Paula Nunes Capítulo 9: Estimulação da linguagem de crianças com paralisia cerebral Dionísia Aparecida Cusin Lamônica Capítulo 10: Estimulação da linguagem de crianças com Síndrome de Down Amanda Tragueta Ferreira e Dionísia Aparecida Cusin Lamônica Capítulo 11: Aspectos da aquisição e desenvolvimento da linguagem na criança deficiente visual Débora Deliberato Capítulo 12: Estimulação da linguagem em crianças com fissura labiopalatina Fabiana Carla Marcelino e Luciana Paula Maximino Capítulo 13: Avaliação da audição Kátia de Freitas Alvarenga Capítulo 14: Construindo a linguagem oral com crianças deficientes auditivas Adriana Lima Mortari Moret, Maria Cecília Bevilacqua e Marta Maria Resegue-Coppi Capítulo 15: Processamento auditivo e estratégias terapêuticas comportamentais para o transtorno de processamento auditivo Mariza Ribeiro Feniman e Ariane Cristina Sampaio Rissato Capítulo 16: Considerações sobre a Fonoaudiologia na educação infantil Maria Aparecida Miranda de Paula Machado, Agnes de Fátima Faustino Pereira, Ana Carulina Pereira Spinardi e Simone Virgína Vitti Capítulo 17: Estimulação da linguagem oral e reflexos no aprendizado da leitura e escrita Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte e Magali de Lourdes Caldana
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