Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

O Processo de Comunicação

Mais visualizações

O Processo de Comunicação

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque.

R$ 40,00
parcelado em até 3x
Adicionar itens ao carrinho
OU

Descrição rápida

Autor: Katia Flores Cenaro, Dionísia Aparecida Cusin Lamônica e Maria Cecília Bevilacqua

I.S.B.N.: 858989241-7
Edição: primeira edição em 2007
Número de Páginas: 288
Idioma: Português
Peso: 415g

Descrição do produto

Resumo

O desenvolvimento escolar satisfatório de educandos com necessidades especiais depende fundamentalmente de professores capacitados e interessados no trabalho com tais alunos. Engajado nesse raciocínio, o livro “O Processo de Comunicação” pretende incluir portadores de deficiências na era da comunicação.

No esforço de fazer o educador compreender o aluno por inteiro, as organizadoras Kátia Genaro, Dionísia Aparecida Lamônica e Maria Cecília Bevilacqua promovem um estudo sobre a fala e a linguagem (oral e escrita) e acerca do sistema nervoso central, destacando as áreas cerebrais e as disfunções físicas e mentais que prejudicam a aprendizagem. Qualquer alteração cromossômica altera a seqüência genética e acarreta uma síndrome; muitas delas como a síndrome de Down, de Williams, de Anglman e outras, afetam a comunicação e, por isso, recebem atenção do livro.

Com o intuito de auxiliar a observação do professor no exercício de detectar o foco de possíveis alterações que rivalizem com a comunicação, a obra invade o território orofacial e disseca modificações estomatognáticas, explicando o funcionamento e desvios na respiração, mastigação e deglutição, além de alertar sobre hábitos deletérios.

Outra preocupação pertinente é a que concerne a voz; sendo o meio pelo qual caminha a mensagem, qualquer alteração faz com que o significado seja modificado no percurso emissor-receptor; muitos fatores causam disfonia, a obra explica cada um deles, ressaltando os cuidados que se deve ter para evitá-los.

Assim como uma boa voz é fundamental à comunicação, a audição e a visão são fundamentais à captação de mensagem pelo receptor. Visto isso, o livro auxilia na eliminação de ruídos, principalmente nas salas-de-aula, e na identificação de problemas auditivos e visuais em alunos.

“O Processo de Comunicação” introduz teoria para que o professor entenda a dificuldade do aluno e promova estratégias que busquem minimizar obstáculos na aprendizagem. Oferece, ainda, conhecimento para que haja parceria entre professor e profissional da saúde, no sentido de o educador ter sensibilidade em perceber a raiz da dificuldade do aprendiz e encaminhá-lo à assistência competente.

Sumário

Capítulo 1. Introdução à comunicação humana
Lídia Cristina da Silva Teles e Maria Inês Pegoraro-Krook
Capítulo 2. Introdução ao estudo do sistema nervoso e alteração do desenvolvimento que cursam com deficiência mental, deficiência física e transtornos invasivos do desenvolvimento Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, Luciana Paula Maximino de-Vitto e Mariana Germano Gejão
Capítulo 3. Síndromes genéticas: manifestações clínicas e fonoaudiológicas
Luciana Paula Maximino De- Vitto, Dagma Venturini Marques Abramides e Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Capítulo 4. Distúrbios da comunicação humana e as funções orofaciais
Giédre Berretin-Felix, Trixy Cristina Niemeyer Vilela Alves, Katia Flores Genaro e Luciana Biral Mendes Merighi
Capítulo 5. A voz na escola
Alcione Ghedini Brasolotto, Lídia Cristina da Silva Teles e Daniela Jovel Modolo
Capítulo 6. Acústica da sala de aula
Andréa Cintra Lopes e João Candido Fernandes
Capítulo 7. Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita
Magali de Lourdes Caldana e Patrícia de Abreu Pinheiro Crenitte
Capítulo 8. Reconhecendo crianças com transtorno do processamento auditivo
Mariza Ribeiro Feniman
Capítulo 9. Processamento auditivo, alterações de linguagem e aprendizagem: como o professor pode contribuir
Vera Lúcia Garcia
Capítulo 10. Como identificar, no âmbito escolar, crianças com alterações específicas de linguagem
Simone Rocha de Vasconcellos Hage e Maria Cecília de Freitas Ferreira
Capítulo 11. Distúrbios sensoriais e sua influência no processo de aprendizagem da pessoa com deficiência visual
Suzana Rabello e Telma Flores Genaro Motti
Capítulo 12. Considerações sobre a deficiência auditiva
Andréa Cintra Lopes
Capítulo 13. Avaliação da audição em crianças
Kátia de Freitas Alvarenga, Andréa Cintra Lopes e Vanessa Sabino de Freitas
Capítulo 14. Dispositivos eletrônicos aplicados a surdez: conceitos básicos
Wanderleia Quinhoneiro Blasca, Deborah Viviane Ferrari e Regina Tangerino de Souza Jacob
Capítulo 15. Distúrbios de audição, sua influência no processo ensino-aprendizagem e estratégias educacionais como mediadoras neste processo.
Maria José Monteiro Benjamin Buffa
Capítulo 16. Deficiência auditiva: estratégias comunicativas e adaptações em sala de aula
Vera Lúcia Garcia
Capítulo 17. Abordagens educacionais para surdos
Giani Maria Rojas Cabrini Ernestino, Jane Lais Yumi Uemura Nakamura e Maria José Monteiro Benjamin Buffa
Capítulo 18. Fundamentos introdutórios em comunicação suplementar e/ou alternativa
Débora Deliberato e Eduardo José Manzini
Capítulo 19. Inclusão no Brasil: políticas públicas para o educando com necessidades educacionais especiais
Anna Augusta Sampaio de Oliveira
Capítulo 20. Orientação e aconselhamento familiar na terapia fonoaudiológica da criança com necessidades especiais
Adriane Lima Mortari Moret, Maria Cecilia Bevilacqua, Marta Maria Resegue e Simone Virginia Vitti

Tags do produto

Adicionar suas tags:
Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.
 

Comparar produtos

Você não tem itens para comparar.

Newsletter

Newsletter

Meu carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.