Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

O Processo Educativo

Mais visualizações

O Processo Educativo

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque.

R$ 40,00
parcelado em até 3x
Adicionar itens ao carrinho
OU

Descrição rápida

Organizadora: Simone Carlberg - Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann

I.S.B.N.: 85-89892-32-8
Número de Páginas: 176
Idioma: Português
Peso: 270g

Descrição do produto

Resumo

“O Processo Educativo” é um livro que vem celebrar os 70 anos da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann; organizado por Simone Carlberg, conta com a colaboração de 29 autores da Equipe Pedagógica da escola. Além de narrar a história da instituição e a elaboração do livro, a obra apresenta um novo formato de ensino; trazido de Israel, Horaá Mut´emet, como é chamado, trabalha com a diversidade, respeitando a individualidade de cada aluno; entendendo que o processo de aprendizagem tem seu tempo em cada pessoa, o método defende que a escola é um ambiente para se preservar as diferenças e praticar a solidariedade. O livro contextualiza sobre os problemas do ensino atual e ressalta a importância de um ambiente favorável à educação, desde a limpeza do local até sua arquitetura. No Horaá Mut´emet, a aprendizagem acontece através da relação entre sujeito e meio, é a atuação do aluno no espaço que gera conhecimento. Essa nova concepção pedagógica pretende oferecer maior autonomia ao aluno; o professor não é mais centralizador do processo de ensino, mas sim o mediador. Todos os espaços da escola são plataformas de conhecimento, não há a simples aceitação do conteúdo, mas a construção de um mundo simbólico que alimenta a elaboração de significados e papéis. As salas de aula são temáticas, para haver concentração de recursos; assim o aluno entra no universo de determinada disciplina e se entusiasma em aprender. O novo método, além de apresentar diferentes formas de linguagem, traz uma outra visão a respeito das atividades em aula. Os professores indicam atividades obrigatórias e optativas, para que o próprio aluno dirija o caminho do conhecimento. O livro explica que essas atividades apresentam o mesmo conteúdo, porém, em formatações diversas. As consignas são outros tipos de exercícios ilustrados com modelos no livro; nelas ocorre a interdisciplinaridade acerca de um tema e os alunos são divididos em equipes para executarem as tarefas propostas. O Horaá Mut´emet elucidado no livro também sugere um novo procedimento de avaliação, o portfólio; nele, os aprendizes informam-se sobre o que precisa ser melhorado e aquilo que está sendo desenvolvido com êxito. Por intermédio de relatórios, o portfólio examina o presente e abre possibilidades para o futuro; a avaliação não se esgota na constatação de que algo foge às expectativas de aprendizado, mas esbarra nas causas que levam ao mau resultado. “O Processo Educativo” indica as diversas ferramentas de ensino utilizadas e a evolução dos alunos que experimentam esse método. Permite ao leitor saber que é possível uma mudança pedagógica, e que o ensino com autonomia no espaço escolar, onde todo ambiente é sala-de-aula, expande as fontes de conhecimento.
Sumário

Nossa Querida Nau .................................................................................. 21
Priscila Costa Cherubino Dias e Simoni Strapasson
Um Jeito de Pensar a Diversidade ............................................................. 23
Elisangela Pilatti e Simoni Strapasson
Capítulo 1. Contextualização Histórica ....................................................... 27
coordenação: Simone Wolokita, Adriana Tortato Tadra, Geni Cohen
(Guita) e Priscila Costa Cherubino Dias
Capítulo 2. . Ambiente Educativo ............................................................... 33
Parte I. Ambiente educativo – provocações ................................................ 33
Simone Carlberg
Parte II. Ambiente educativo e a Educação Infantil ..................................... 46
coordenação: Iara Feldman, Ana Elisa Silva Lemes, Karen Maria
Melo Dias, Lucia Khiyoko Kazama e Rosiana Oliveira Roda
Parte III. Ambiente educativo e Ensino Fundamental
1ª a 4ª séries ......................................................................................... 60
coordenação: Débora Zempulski Jörgensen e Vânia Vasiliauskas
5ª a 8ª séries ......................................................................................... 64
coordenação: Denise Weishof, Rita Cassia Fassio e Simone Carlberg
Capítulo 3. Consigna ............................................................................... 71
coordenação: Simone Carlberg
Capítulo 4. Portfólio: Instrumento-meio de Avaliação ................................ 111
coordenação: Elisangela Pilatti, Marianne Kollarz Junghans e Simone Carlberg
Capítulo 5. Conselho de Classe .............................................................. 129
Adriana Tortato Tadra e Denisi de Arruda Venci Bergamin
Capítulo 6. Encerrando uma Etapa:
com a Palavra a Turma da 8ª Série/2005 ................................................. 135
coordenação: Priscila Costa Cherubino Dias
HORÁA MUT’EMET NÃO É PIZZA, MAS É 100% MASSA!!!
Capítulo 7. Plenária / Transcrição ............................................................ 141
ANEXOS
Cronologia do Processo de Implantação do Projeto Horaá
Mut’emet – Educação para a Diversidade ................................................. 165
Equipe Pedagógica ................................................................................ 172

Tags do produto

Adicionar suas tags:
Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.
 

Comparar produtos

Você não tem itens para comparar.

Newsletter

Newsletter

Meu carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.