Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

Singularidade na Inclusão

Mais visualizações

Singularidade na Inclusão

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque.

R$ 40,00
parcelado em até 3x
Adicionar itens ao carrinho
OU

Descrição rápida

Autor: Nívea Maria de Carvalho Fabrício, Vânia Carvalho Bueno de Souza e Vera Blondina Zimmermann

I.S.B.N.: 978-85-89892-28-5
Edição: primeira edição em 2007
Número de Páginas: 176
Idioma: Português
Peso: 320g

Descrição do produto

Resumo

Projeto alimentado pela experiência clínica e escolar, somada a pressupostos da pedagogia, psicopedagogia e psicologia, o livro “Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados” prova que inclusão escolar não se resume a ter o aluno matriculado; mas é permitir que ele seja aprendiz dentro de sua dificuldade. É proporcionar um ensino que o auxilie no combate a essa dificuldade.

Para que isto seja possível, as autoras Nívea Maria de Carvalho Fabrício, Vânia Carvalho Bueno de Souza, Vera Blondina Zimmermann defendem a necessidade de profissionais capazes e preparados que desenvolvam habilidades e respeitem diversidades: incluir não é formação de grupos, mas a coexistência das diferenças.

A obra explica que as expectativas conscientes e inconscientes dos pais sobre os filhos, muitas vezes, sobrecarregam-o, tendo como efeito o déficit de aprendizagem. As autoras também fazem uma ponte entre as diferentes reações dos alunos aos estímulos grupais e educacionais, com o despertar de desejos que se extrai da relação mãe-bebê, onde a figura materna atua na representação da realidade. Outra variável é a elaboração do Eu e o processo identificatório no meio social, onde há um diálogo entre o desempenho na aprendizagem e a transformação da zona sensorial para a zona erógena.

Diante disso, atividades de contexto psicopedagógico são propostas, e casos de alunos com dificuldades e as devidas medidas para solução do desvio são apresentadas no que é chamado no livro de “Projeto Singular”. Nele se fixa que cada caso merece um projeto especial.

Crianças com problemas de auto-estima, concentração e aceitação grupal necessitam de pais, pedagogos e toda escola – estrutura física e humana – unidos para o avanço na aprendizagem. O livro elucida que a melhor maneira de ajudar o aluno não é discipliná-lo, mas dar ouvidos as suas queixas e incertezas e traçar estratégias de ajuda.

“Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados” propõe projetos estruturais e pedagógicos no ensino para que se amarre passado e presente do indivíduo num processo de reelaboração da psique, desenvolvendo habilidades e investindo no futuro.
Sumário

Introdução

PARTE 1

I - Inclusão: possibilidades e Limites
II - O Educador e Seus Desafios nas Tarefas de “Incluir”
III - Os deasfios da Família do Aluno no Processo de Inclusão

PARTE 2

I - Processo Psicopedagógico Focado na Diversidade
1.1 - Projeto Singular
1.2 - Tutoria
1.3 - Oficinas e Agrupamentos
1.4 - A Singularidade como Estratégia na Alfabetização
II - Propostas de Estratégias Alternativas Estruturais Para a Inclusão
2.1 - Classes polivalentes ou Multiseriadas
2.2 - Salas Ambientes
2.3 - “Oficinas Jovens”
2.4 - Curso Modular
2.5 - Monitorias
III - Considerações Finais

BIBLIOGRAFIA

Tags do produto

Adicionar suas tags:
Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.
 

Comparar produtos

Você não tem itens para comparar.

Newsletter

Newsletter

Meu carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.