Modelo de Resposta à Intervenção RTI
Título: Modelo de Resposta à Intervenção – RTI – como identificar e intervir com crianças de risco para os transtornos de aprendizagem:
Autores:
Olga Valéria Campana dos Anjos Andrade
Paulo Estevão Andrade
Simone Aparecida Capellini
ISBN – 978-85-8298-010-1
320 páginas
Peso – 0560 grs
Edição – primeira em Agosto 2014
Escrever um livro é um desafio, mas escrever uma obra que congrega conhecimentos das áreas da fonoaudiologia, psicologia e pedagogia para apresentar um assunto ainda inovador no Brasil no ambiente educacional, como o Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), é um desafio ainda maior. Esperamos que o leitor ao ter contado com esta obra possa perceber a real contribuição que as páginas deste livro apresenta para a identificação precoce dos problemas de aprendizagem, o levantamento dos riscos para os transtornos de aprendizagem e a responsabilidade do uso do diagnóstico por profissionais que atuam na educação.
Que esta obra venha a contribuir para a difusão de um modelo que respeita a relação desenvolvimento/aprendizagem, ao mesmo tempo que identifica com responsabilidade o risco da ocorrência dos transtornos de aprendizagem e propõe a intervenção como forma de confirmar ou não a sua existência.
Boa Leitura!
Capítulo 1 - Levantando problemas e possíveis soluções ............... 15
Capítulo 2 - O debate na alfabetização: teorias e evidências .......... 25
Capítulo 3 - Relação entre a fala e a escrita na Quarta Conferência NIHCD de 1972 .......................................................... 43
Capítulo 4 - As origens do conceito de consciência fonêmica e consciência fonológica .............................................. 61
Capítulo 5 - Relação causal entre consciência fonológica e aquisição da leitura-escrita ...................................................... 79
Capítulo 6 - Breve história dos Transtornos de Aprendizagem ........ 93
Capítulo 7 - Distinguindo Transtorno de Aprendizagem (TA) de Dificuldades de Aprendizagem (DA) ........................ 111
Capítulo 8 - Discutindo os Transtornos de Aprendizagem (TA): prevalência, sinais preditores, comorbidades e abordagem dimensional ......................................... 117
Capítulo 9 - O conceito de baixo rendimento escolar à luz da estatística: noções básicas para educadores ............ 131
Capítulo 10 - Alternativa à abordagem diagnóstica tradicional de TA: os modelos de resposta à intervenção (RTI) ....... 171
Capítulo 11 - Camada 1 do RTI ...................................................... 185
Capítulo 12 - Uma proposta de RTI de três camadas ....................... 223
Apêndice - Atividades da proposta de RTI ................................... 253
Bibliografia ...................................................................................297
Autor | Olga Valéria Campana Anjos Andrade, Paulo Estevão Andrade Simone Aparecida Capellini |
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