Modelo de Resposta à Intervenção RTI

R$85,00
Em estoque
SKU
119

Título: Modelo de Resposta à Intervenção – RTI – como identificar e intervir com crianças de risco para os transtornos de aprendizagem:

Autores:
Olga Valéria Campana dos Anjos Andrade
Paulo Estevão Andrade
Simone Aparecida Capellini

ISBN – 978-85-8298-010-1

320 páginas

Peso – 0560 grs

Edição – primeira em Agosto 2014

Escrever um livro é um desafio, mas escrever uma obra que congrega conhecimentos das áreas da fonoaudiologia, psicologia e pedagogia para apresentar um assunto ainda inovador no Brasil no ambiente educacional, como o Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), é um desafio ainda maior. Esperamos que o leitor ao ter contado com esta obra possa perceber a real contribuição que as páginas deste livro apresenta para a identificação precoce dos problemas de aprendizagem, o levantamento dos riscos para os transtornos de aprendizagem e a responsabilidade do uso do diagnóstico por profissionais que atuam na educação.

Que esta obra venha a contribuir para a difusão de um modelo que respeita a relação desenvolvimento/aprendizagem, ao mesmo tempo que identifica com responsabilidade o risco da ocorrência dos transtornos de aprendizagem e propõe a intervenção como forma de confirmar ou não a sua existência.

Boa Leitura!

Capítulo 1 - Levantando problemas e possíveis soluções ............... 15

Capítulo 2 - O debate na alfabetização: teorias e evidências .......... 25

Capítulo 3 - Relação entre a fala e a escrita na Quarta Conferência NIHCD de 1972 .......................................................... 43

Capítulo 4 - As origens do conceito de consciência fonêmica e consciência fonológica .............................................. 61

Capítulo 5 - Relação causal entre consciência fonológica e aquisição da leitura-escrita ...................................................... 79

Capítulo 6 - Breve história dos Transtornos de Aprendizagem ........ 93

Capítulo 7 - Distinguindo Transtorno de Aprendizagem (TA) de Dificuldades de Aprendizagem (DA) ........................ 111

Capítulo 8 - Discutindo os Transtornos de Aprendizagem (TA): prevalência, sinais preditores, comorbidades e abordagem dimensional ......................................... 117

Capítulo 9 - O conceito de baixo rendimento escolar à luz da estatística: noções básicas para educadores ............ 131

Capítulo 10 - Alternativa à abordagem diagnóstica tradicional de TA: os modelos de resposta à intervenção (RTI) ....... 171

Capítulo 11 - Camada 1 do RTI ...................................................... 185

Capítulo 12 - Uma proposta de RTI de três camadas ....................... 223

Apêndice - Atividades da proposta de RTI ................................... 253

Bibliografia ...................................................................................297

Mais informações
Autor Olga Valéria Campana Anjos Andrade, Paulo Estevão Andrade Simone Aparecida Capellini
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Modelo de Resposta à Intervenção RTI
Sua Classificação