Mosaico Psicopedagógico

R$66,00
Em estoque
SKU
130

Autor: JORGE VISCA

Organizadores:
Raquel Kielmanowicz
Laura Monte Serrat Barbosa

Tradução: Laura Monte Serrat Barbosa

ISBN: 978-85-8298015-6

60 páginas

Peso – 300 grs

Idioma – português Edição –

primeira em Junho 2015

O fazer da Psicopedagogia no terceiro milênio – também visto na perspectiva da Epistemologia Convergente – traz, conjuntamente, dois desafios principais e indissociáveis: aperfeiçoar os resultados alcançados e abordar as eventuais provocações do futuro. O aperfeiçoamento dos resultados alcançados pode ser generalizado sob a ideia de uma definição mais inclusiva e profunda do objeto de estudo da Psicopedagogia e, vale dizer, da aprendizagem e dos recursos diagnósticos, preventivos e assistenciais utilizados nas quatro unidades de análises já mencionadas. Mesmo que os resultados pré-citados tragam uma clara dedicação ao sujeito individual, nos quais se privilegiam os aspectos cognitivos e afetivos (como construções sociais), acho indispensável levar a cabo investigações clínicas e experimentais que aprofundem mais especificamente essa interação em situações de aprendizagem. Até agora, foram estudados três fenômenos: os da dimensão cognitiva, os da dimensão afetiva e os da interação entre ambos. O que falta estudar é a influência que a aprendizagem produz em ambas as dimensões e na interação [...]. Também é necessário aprofundar-se nos conceitos de aprendizagem grupal, institucional e comunitária. Indivíduo, grupo, instituição e comunidade são, sem dúvida alguma, organismos vivos que aprendem. [...] Assim mesmo, cabe mencionar que, muito provavelmente, a Psicopedagogia deva incorporar, ao estudo dos mecanismos de aprendizagem, uma nova e quinta unidade de análise: “a cultura”. [...] Sem lugar a dúvidas, no momento atual, em função dos avanços tecnológicos que facilitam a comunicação, essa unidade de análise adquire uma relevância fundamental; ao mesmo tempo em que encerra a série das cinco unidades, reverte-se sobre cada uma e sobre o indivíduo muito especialmente, fazendo que, nele, seja introduzido um conjunto de valores e condutas. (Jorge Visca, p. 119-124)

I - A Aprendizagem – um Momento de Construção ................. 9

II - Pré-Condições Energético-Estruturais da Aprendizagem .......................................................................... 19

III - As Relações Entre a Inteligência e a Afetividade no Modelo da Epistemologia Convergente .............................. 31

IV - Delimitação do que é o Problema de Aprendizagem de Acordo com a Epistemologia Convergente .................... 47

V - Seis Modelos Fundamentados na Psicanálise e na Epistemologia Genética ......................................................... 59

O esquema evolutivo da aprendizagem O modelo nosográfico A matriz do pensamento diagnóstico O processo diagnóstico A entrevista operativa centrada na aprendizagem O processo corretor Conclusão

VI - Inteligência, Afetividade e Aprendizagem ............................. 77

VII A Questão do Erro Segundo o Construtivismo de Piaget ...... 87

Consequências teóricas Consequências práticas

VIII Os Âmbitos da Psicopedagogia ............................................. 95

IX A Aprendizagem na Terceira Idade .......................................... 103

X Os Caminhos da Psicopedagogia no Terceiro Milênio .......... 115

XI Aplicação Prática de Alguns Conceitos Propostos por Visca – Relatos e Reflexões – Laura Monte Serrat Barbosa ...... 127

Referências ....................................................................................... 159

Mais informações
Autor Jorge Visca
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando: Mosaico Psicopedagógico
Sua Classificação