Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

 Mosaico Psicopedagógico

Mais visualizações

Mosaico Psicopedagógico

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque.

R$ 55,00
parcelado em até 3x
Adicionar itens ao carrinho
OU

Descrição rápida

Autor: JORGE VISCA

Organizadores: Raquel Kielmanowicz
Laura Monte Serrat Barbosa

Tradução: Laura Monte Serrat Barbosa

ISBN: 978-85-8298015-6
R$ 50,00
160 páginas
Peso – 300 grs
Idioma – português
Edição – primeira em Junho 2015

Descrição do produto

O fazer da Psicopedagogia no terceiro milênio – também visto na perspectiva da Epistemologia Convergente – traz, conjuntamente, dois desafios principais e indissociáveis: aperfeiçoar os resultados alcançados e abordar as eventuais provocações do futuro.
O aperfeiçoamento dos resultados alcançados pode ser generalizado sob a ideia de uma definição mais inclusiva e profunda do objeto de estudo da Psicopedagogia e, vale dizer, da aprendizagem e dos recursos diagnósticos, preventivos e assistenciais utilizados nas quatro unidades de análises já mencionadas.
Mesmo que os resultados pré-citados tragam uma clara dedicação ao sujeito individual, nos quais se privilegiam os aspectos cognitivos e afetivos (como construções sociais), acho indispensável levar a cabo investigações clínicas e experimentais que aprofundem mais especificamente essa interação em situações de aprendizagem.
Até agora, foram estudados três fenômenos: os da dimensão cognitiva, os da dimensão afetiva e os da interação entre ambos.
O que falta estudar é a influência que a aprendizagem produz em ambas as dimensões e na interação [...].
Também é necessário aprofundar-se nos conceitos de aprendizagem grupal, institucional e comunitária. Indivíduo, grupo, instituição e comunidade são, sem dúvida alguma, organismos vivos que aprendem.
[...]
Assim mesmo, cabe mencionar que, muito provavelmente, a Psicopedagogia deva incorporar, ao estudo dos mecanismos de aprendizagem, uma nova e quinta unidade de análise: “a cultura”.
[...]
Sem lugar a dúvidas, no momento atual, em função dos avanços tecnológicos que facilitam a comunicação, essa unidade de análise adquire uma relevância fundamental; ao mesmo tempo em que encerra a série das cinco unidades, reverte-se sobre cada uma e sobre o indivíduo muito especialmente, fazendo que, nele, seja introduzido um conjunto de valores e condutas.

(Jorge Visca, p. 119-124)

I - A Aprendizagem – um Momento de Construção ................. 9
As relativas ao indivíduo
As relativas ao grupo, à instituição e à comunidade

II - Pré-Condições Energético-Estruturais da
Aprendizagem .......................................................................... 19

III - As Relações Entre a Inteligência e a Afetividade no
Modelo da Epistemologia Convergente .............................. 31
Desenvolvimento histórico
O modelo da Epistemologia Convergente

IV - Delimitação do que é o Problema de Aprendizagem
de Acordo com a Epistemologia Convergente .................... 47

Questões prévias
Definições conceituais
A delimitação propriamente dita do problema de aprendizagem
Função das pré-condições do sujeito e das circunstâncias do meio
A nosografia

V - Seis Modelos Fundamentados na Psicanálise e na
Epistemologia Genética ......................................................... 59
O esquema evolutivo da aprendizagem
O modelo nosográfico
A matriz do pensamento diagnóstico
O processo diagnóstico
A entrevista operativa centrada na aprendizagem
O processo corretor
Conclusão

VI Inteligência, Afetividade e Aprendizagem ............................. 77
Inteligência
Afetividade
Aprendizagem

VII A Questão do Erro Segundo o Construtivismo de Piaget ...... 87
Consequências teóricas
Consequências práticas

VIII Os Âmbitos da Psicopedagogia ............................................. 95
O indivíduo
O grupo
A instituição
A comunidade

IX A Aprendizagem na Terceira Idade .......................................... 103
Fatores passados que podem beneficiar ou prejudicar a aprendizagem
Fatores presentes que podem prejudicar a aprendizagem
Algumas considerações sobre a prevenção
Considerações sobre a recuperação

X Os Caminhos da Psicopedagogia no Terceiro Milênio .......... 115
Introdução
O balanço
Os caminhos
Unidades de análise
Influência de umas unidades sobre as outras
XI Aplicação Prática de Alguns Conceitos Propostos por
Visca – Relatos e Reflexões – Laura Monte Serrat Barbosa ...... 127

Referências ....................................................................................... 159

Tags do produto

Adicionar suas tags:
Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.
 

Newsletter

Newsletter

Visualizados recentemente

  1. O Que Todo Professor Precisa Saber Sobre Neurologia

Meu carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.