Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

O Que Todo Professor Precisa Saber Sobre Neurologia

Mais visualizações

O Que Todo Professor Precisa Saber Sobre Neurologia

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque.

R$ 40,00
parcelado em até 3x
Adicionar itens ao carrinho
OU

Descrição rápida

Autor: Vicente José Assencio-Ferreira

I.S.B.N.: 85-89892-09-3
Edição: 1 / 2005
Número de Páginas: 120
Idioma: Português

Descrição do produto

Resumo

O conhecimento prévio sobre a neurologia e suas possíveis deficiências ajuda o professor no desenvolvimento cognitivo do indivíduo especial. Para tanto, “O que todo professor precisa saber sobre neurologia” cede as bases do Sistema Nervoso Central, explicando o neurônio, o córtex cerebral e a Unidade Motora. O autor Vicente Assencio-Ferreira apresenta o processo estímulo-resposta e fornece a constituição muscular e as contrações Isotônicas e Isométricas.

A linguagem é composta de símbolos sonoros e gráficos, que são entendidos conforme a percepção; o livro a divide em semântica, fonológica e sintática, descrevendo cada uma delas. Os centros cerebrais que comandam a linguagem encontram-se, em 98% da população, no Hemisfério Central Esquerdo; a obra mostra qual região do cérebro sofre estímulo nos atos de falar e escrever e como ocorre o processo de audição e compreensão da mensagem. Ao explicar como o ser humano aprende a ler e escrever, o autor relata que qualquer falha no Sistema Nervoso compromete a aprendizagem. Dada a dificuldade de perceber certas lesões cerebrais no exame neurológico, o livro indica outros métodos na identificação de disfunções.

A Dislexia é um distúrbio de linguagem hereditário e com graus de intensidade; só pode ser percebido quando a criança inicia o processo de alfabetização. Em acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o livro expõe as características da disfunção em três fases de desenvolvimento – Pré-Escolar, Idade Escolar e Adulto. Vicente Assencio-Ferreira conta, ainda, o que é normal, do ponto de vista da aprendizagem, em diferentes faixas etárias, e o que classifica a criança como disléxica.

Depois de relacionar o córtex cerebral, o déficit de atenção e a hiperatividade com o comprometimento da aprendizagem, o livro aborda a Epilepsia. O autor explica que nem todos que apresentam essa descarga neuronal incontrolável são epiléticos; algumas situações corroboram para as crises. A Epilepsia é classificada conforme o comprometimento da consciência e de acordo com abalos musculares; além de definir cada uma delas, o livro preocupa-se em desmistificar a Epilepsia, quebrando estigmas que prejudicam ainda mais o paciente.

Em capítulo especial, Vânia Savastano Ferri empresta seu conhecimento para realçar a importância do educador no processo de transferência de vínculos da criança que vai pela primeira vez à escola. A psicóloga explica patologias psíquicas que comprometem o rendimento escolar e abre caminhos ao tratamento eficaz.

Sobretudo, “O que todo professor precisa saber sobre neurologia” acredita que através da inclusão, algumas barreiras fisiológicas são quebradas e inúmeras outras sociais são s
uprimidas.

Sumário

Capítulo I – O Sistema Nervoso Central
O Neurônio
Neurofisiologia do Movimento
O Córtex Cerebral
As Funções e Vias de Associação do Córtex Cerebral
A Química do Comportamento
Referências Bibliográficas
Capítulo II – Anatomia da linguagem
A Linguagem e o Hemisfério Dominante
Fala e Fonação
Escrita
Ouvindo e Entendendo a Fala
Aprendendo a Ler e Escrever
Bibliografia Complementar
Capítulo III – Dislexia
Definição
Como Reconhecer uma Criança Disléxica?
Classificação das Dislexias
O que Fazer para Ajudar o Disléxico
Bibliografia Complementar
Anexo 1 - Para um Diagnóstico Informal da Dislexia
Capítulo IV – A Criança Hiperativa
Como o Sistema Nervoso Central “Impede” a Hiperatividade
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Diagnóstico do TDAH
Bibliografia Complementar
Capítulo V – Epilepsia
Introdução
Arte, Poder, Epilepsia
Definição
Exames
Tratamento
Distúrbios Associados à Epilepsia
Efeitos Indesejáveis das Drogas Antiepilépticas
Bibliografia Complementar
Capítulo VI – Distúrbios Emocionais em Escolares
Adaptação
Fobia Escolar
Síndrome do Déficit de Atenção/Hiperatividade
Agressividade
Bibliografia Complementar
Capítulo VII – Algumas Síndromes Neurológicas
Síndrome de Gilles de la Tourette
Neurocisticercose
Neurofibromatose
Autismo
Síndromes Genéticas

Tags do produto

Adicionar suas tags:
Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.
 

Comparar produtos

Você não tem itens para comparar.

Newsletter

Newsletter

Meu carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.