Aprendendo a Incluir e Incluindo para Aprender

R$54,00
Em estoque
SKU
41

Autor: Isabel Cristina Hierro Parolin (Organizadora) I.S.B.N.: 85-89892-26-3 Número de Páginas: 238 Idioma: Português

Resumo “Aprendendo a incluir e incluindo para aprender” reúne textos de diversos autores preocupados com a inclusão da criança na escola. Organizado por Isabel Parolin, o livro conta com a colaboração de psicólogos, pedagogos e professores que, juntos, comprovam o papel fundamental do colégio no processo de formação do indivíduo. A sociedade não aceita o outro nem trabalha as diferenças, mas pelo contrário, massifica-as; no mundo egocêntrico, as individualidades perderam espaço. O livro ressalta a passividade para a inclusão do diferente e o descaso com aqueles que não correspondem aos parâmetros pré-estabelecidos pela comunidade. Pensando em uma escola para todos, o livro condena rótulos e estereótipos, propondo uma parceria entre a família, a escola e o acompanhamento profissional; dessa forma, acredita-se resgatar o excluído e trazê-lo para o grupo. Os textos também defendem maiores investimentos na educação do país e formas alternativas de inclusão da criança. Além de apresentar estratégias pedagógicas, os autores trazem dicas para a inclusão saudável, de maneira que a atenção dada aos alunos com necessidades especiais não se torne mais um combustível à exclusão. Nessa linha de raciocínio, “Aprendendo a incluir e incluindo para aprender” mostra as brincadeiras como um importante meio onde a criança exerce seu papel social; através dela, o mundo simbólico é compreendido, a criança expõe seu interior e uma porta é aberta à igualdade. Com teorias, experiência, diagnósticos e histórias, o livro traça um panorama da relação escola-aluno; esclarece a importância da inclusão educacional e sugere estratégias e projetos a fim de viabilizar a democratização do ensino. Considerando a escola um reflexo da sociedade, o livro apela à condição humana e dá luzes ao caminho da solidariedade. Sumário PARTE I Capítulo I A Inclusão Escolar: Um Cenário Atual Isabel Cristina Hierro Parolin Capítulo II O Papel da Psicopedagogia no Processo de Inclusão e de Exclusão Escolar Laura Monte Serrat Barbosa Capítulo III O Que Fazer, Então? A Psicanálise como Inspiração ao Ato de Incluir . Regina Célia Celebrone Lourenço Capítulo IV A Linguagem da Inclusão Lia Helena Schaeffer Salvador Capítulo V A Inclusão Escolar e a Nossa Realidade Educacional Nívea Maria de Carvalho Fabrício e Vânia Maria de Carvalho Bueno de Souza Capítulo VI Educação Inclusiva: Desafios para o Cotidiano Escolar Maria Sílvia Bacila Winkeler e Mari Ângela Calderari Oliveira PARTE II Capítulo VII O Brincar como um Recurso para Efetivar a Inclusão Maria Silvia Todeschi, Paula Cristina Pedroso e Cloves Amorim Capítulo VIII Corrida Contra o Tempo: Uma História sobre as Etapas da Recuperação pós-AVC em Crianças Irene Martins Baltar Capítulo IX Possibilidades de Inclusão no Sistema Público de Ensino Carmen Lúcia Gabardo Pellanda Capítulo X O Processo de Inclusão Vivenciado no Colégio Integral Mariza Pan e Sandra Almeida Capítulo XI A Não Exclusão como Projeto Político Pedagógico da Escola Terra Firme, tendo como Facilitador a Psicomotricidade Relacional Sandra Cornelsen Capítulo XII A Disciplina RPI (Relações Pessoais e Interpessoais) e a Mediação da Aprendizagem: uma Proposta Metodológica na Reflexão sobre o Preconceito e a Inclusão. Marcos Meier Capítulo XIII Inclusão: Conflitos e Desafios da Escola Regular Gledy dos Santos Guimarães
Mais informações
Autor Isabel Parolin
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Aprendendo a Incluir e Incluindo para Aprender
Sua Classificação