Autismo

R$35,00
Em estoque
SKU
68
Conhecimentos Essenciais para Atender Bem a Criança com Autismo Autor: Jacy Perissinoto I.S.B.N.: 85-87992-07-4 Edição: 1 / 2003 Número de Páginas: 66 Idioma: Português
Resumo Acreditando que se entende o distúrbio de um indivíduo na medida em que são considerados todos seus aspectos vitais, Jacy Perissinoto organiza o livro “Autismo”, que aborda esse desvio de linguagem em diversos contextos. O livro traz a evolução das pesquisas acerca do autismo, observando a limitação verbal, comunicacional, social e a facilidade em memorizar. Diversos estudos indicam os primeiros sinais do transtorno: destaca-se a ausência de respostas a estímulos verbais e não-verbais e a incapacidade de simbolizar e interpretar a mensagem do outro. Entretanto, a obra ressalva que qualquer diagnóstico antes dos ter primeiros anos de vida é insuficiente, pois ainda não se consegue diferenciar atraso de desvio. Desde o nascimento, o ser humano mantém uma linguagem comunicacional com o mundo exterior; seja através de gestos, olhares ou choro. A obra explica o comportamento autista, por meio de casos clínicos, e evidencia a importância da família no desenvolvimento das habilidades atrofiadas. Utilizando situações rotineiras, o livro descreve a resposta típica e a autista para diversos estímulos, e identifica falhas na Detecção de Olhar, Meta-representação, Coerência Central e Teoria da Mente. Após apresentar a metodologia de avaliação, para o Fonoaudiólogo atuar nesses indivíduos - desde a entrevista até a relação com o paciente - a organizadora sugere mecanismos de intervenção terapêutica que unem profissional, família e escola. “Autismo” além de ser um incentivo à inserção social do indivíduo com o transtorno, proporciona ao leitor densa teoria e empirismo, diluídos no sentimento de solidariedade. Sumário Capítulo I – Histórico do Autismo Conceito e Terminologia Diagnóstico Diferencial Curso de Evolução Capítulo II - Processo de Evolução da Criança com Autismo Interação Social Comunicação Padrões de Interesse e Atividades Falhas Básicas Capítulo III - O Desenvolvimento da Comunicação e da Linguagem no Autismo Pressupostos Teóricos sobre Comunicação e Linguagem Comunicação e Linguagem na Criança com Autismo Considerações Finais Capítulo IV - Linguagem da Criança com Autismo Perspectiva do Desenvolvimento Linguagem e Autismo Capítulo V. Avaliação Fonoaudiológica da Criança com Autismo Resgate da História do Desenvolvimento Avaliação da Linguagem: corte transversal na história Capítulo VI - Intervenção na Linguagem da Criança com Autismo Intervenção Fonoaudiológica Intervenção Educacional Intervenção Multidisciplinar Capítulo VII - Considerações Finais
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Autismo
Sua Classificação