O Que Todo Professor Precisa Saber Sobre Neurologia

R$48,00
Em estoque
SKU
52

TAMBÉM DISPONÍVEL EM VERSÃO DIGITAL

CLIQUE AQUI para ver a versão digital na AMAZON

Autor: Vicente José Assencio-Ferreira
I.S.B.N.: 85-89892-09-3
Edição: 1 / 2005
Número de Páginas: 120
Idioma: Português

Resumo O conhecimento prévio sobre a neurologia e suas possíveis deficiências ajuda o professor no desenvolvimento cognitivo do indivíduo especial. Para tanto, “O que todo professor precisa saber sobre neurologia” cede as bases do Sistema Nervoso Central, explicando o neurônio, o córtex cerebral e a Unidade Motora. O autor Vicente Assencio-Ferreira apresenta o processo estímulo-resposta e fornece a constituição muscular e as contrações Isotônicas e Isométricas. A linguagem é composta de símbolos sonoros e gráficos, que são entendidos conforme a percepção; o livro a divide em semântica, fonológica e sintática, descrevendo cada uma delas. Os centros cerebrais que comandam a linguagem encontram-se, em 98% da população, no Hemisfério Central Esquerdo; a obra mostra qual região do cérebro sofre estímulo nos atos de falar e escrever e como ocorre o processo de audição e compreensão da mensagem. Ao explicar como o ser humano aprende a ler e escrever, o autor relata que qualquer falha no Sistema Nervoso compromete a aprendizagem. Dada a dificuldade de perceber certas lesões cerebrais no exame neurológico, o livro indica outros métodos na identificação de disfunções. A Dislexia é um distúrbio de linguagem hereditário e com graus de intensidade; só pode ser percebido quando a criança inicia o processo de alfabetização. Em acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o livro expõe as características da disfunção em três fases de desenvolvimento – Pré-Escolar, Idade Escolar e Adulto. Vicente Assencio-Ferreira conta, ainda, o que é normal, do ponto de vista da aprendizagem, em diferentes faixas etárias, e o que classifica a criança como disléxica. Depois de relacionar o córtex cerebral, o déficit de atenção e a hiperatividade com o comprometimento da aprendizagem, o livro aborda a Epilepsia. O autor explica que nem todos que apresentam essa descarga neuronal incontrolável são epiléticos; algumas situações corroboram para as crises. A Epilepsia é classificada conforme o comprometimento da consciência e de acordo com abalos musculares; além de definir cada uma delas, o livro preocupa-se em desmistificar a Epilepsia, quebrando estigmas que prejudicam ainda mais o paciente. Em capítulo especial, Vânia Savastano Ferri empresta seu conhecimento para realçar a importância do educador no processo de transferência de vínculos da criança que vai pela primeira vez à escola. A psicóloga explica patologias psíquicas que comprometem o rendimento escolar e abre caminhos ao tratamento eficaz. Sobretudo, “O que todo professor precisa saber sobre neurologia” acredita que através da inclusão, algumas barreiras fisiológicas são quebradas e inúmeras outras sociais são s
uprimidas. Sumário Capítulo I – O Sistema Nervoso Central O Neurônio Neurofisiologia do Movimento O Córtex Cerebral As Funções e Vias de Associação do Córtex Cerebral A Química do Comportamento Referências Bibliográficas Capítulo II – Anatomia da linguagem A Linguagem e o Hemisfério Dominante Fala e Fonação Escrita Ouvindo e Entendendo a Fala Aprendendo a Ler e Escrever Bibliografia Complementar Capítulo III – Dislexia Definição Como Reconhecer uma Criança Disléxica? Classificação das Dislexias O que Fazer para Ajudar o Disléxico Bibliografia Complementar Anexo 1 - Para um Diagnóstico Informal da Dislexia Capítulo IV – A Criança Hiperativa Como o Sistema Nervoso Central “Impede” a Hiperatividade Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Diagnóstico do TDAH Bibliografia Complementar Capítulo V – Epilepsia Introdução Arte, Poder, Epilepsia Definição Exames Tratamento Distúrbios Associados à Epilepsia Efeitos Indesejáveis das Drogas Antiepilépticas Bibliografia Complementar Capítulo VI – Distúrbios Emocionais em Escolares Adaptação Fobia Escolar Síndrome do Déficit de Atenção/Hiperatividade Agressividade Bibliografia Complementar Capítulo VII – Algumas Síndromes Neurológicas Síndrome de Gilles de la Tourette Neurocisticercose Neurofibromatose Autismo Síndromes Genéticas
Mais informações
Autor Vicente José Assencio Ferreira
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:O Que Todo Professor Precisa Saber Sobre Neurologia
Sua Classificação