Psicopedagogia e a Teoria modular da Mente

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Autores: Elizabeth Carvalho da Veiga e Emilio Garcia Garcia I.S.B.N.: 85-89892-31-X Número de Páginas: 148 Idioma: Português Edição: Primeira Edição em outubro/2006 Número de páginas: 148 Peso: 235g
Resumo O livro “Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente”, de Elizabeth Veiga e Emílio Garcia, desenvolve o pensamento de que a mente não é um sistema unitário; ele parte de uma concepção modular, onde o ser humano precisa de várias ferramentas cognitivas no cotidiano. Apoiados na teoria de Gardner, que divide a mente em 9 inteligências (Lingüística, Lógica, Espacial, Corporal, Intrapessoal, Interpessoal, Musical, Naturalista e Existencial), os autores as explicam e dialogam com a teoria de Sternberg, que entende a inteligência humana através de 3 unidades: Analítica, Prática e Criativa. Partindo desse pressuposto, o livro defende a idéia de que a escola supervaloriza certas “inteligências”, em detrimento de outras; a Lógica e a Lingüística, bem como a Inteligência Analítica de Sternberg, receberiam destaque, quando na realidade, o uso equilibrado de todos os módulos resultaria no devido aproveitamento mental. O ser humano desenvolve-se de maneira particular; não há aluno melhor ou pior, mas sim aquele que sobressai determinada área de inteligência. Para os autores, cabe ao psicopedagogo promover o crescimento harmônico da mente, principalmente áreas subdesenvolvidas; diante disso, propõem uma reflexão sobre como deve ser o desenvolvimento escolar. Demonstrando diversas teorias que convergem nesse modo de pensar, o livro explica a divisão das funções entre os hemisférios cerebrais. Em tal organização, os módulos não se interligam: o sistema central seria responsável por integrar as informações. Além disso, a obra relata a atuação das áreas de inteligência ao longo da evolução do homem, citando o comportamento dos chimpanzés como exemplo. A disfunção em um desses módulos pode acarretar distúrbios cognitivos, “Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente” elucida esses problemas citando o autismo. O indivíduo autista apresenta dificuldades no que diz respeito à interação social, sendo incapaz de despertar reação no outro; porém, as demais atividades modulares não são comprometidas. Por fim, um modelo de diagnóstico modular metacognitivo é apresentado ao leitor, para que se avalie habilidades e aquilo que deve ser melhorado; o estímulo adequado representa o desenvolvimento equilibrado das funções cognitivas vitais ao ser humano. Sumário PARTE I MODULARIDADE DA MENTE ............................. 17 Capítulo 1 Ciências e tecnologias em busca da modularidade ..................... 19 Capítulo 2 Teoria Modular da Mente .......................................................... 27 Capítulo 3 Modularidade da capacidade mentalista .................................... 35 Capítulo 4 Teoria das Inteligências Múltiplas .............................................. 53 Capítulo 5 Teoria Triárquica ......................................................................... 65 PARTE II MODULARIDADE E CONSTRUTIVISMO ............. 79 Capítulo 6 Modularidade e Construtivismo: questão nuclear nas ciências cognitivas ....................................................................... 81 PARTE III PSICOPEDAGOGIA E A TEORIA MODULAR ..... 99 Capítulo 7 A psicopedagogia na perspectiva da teoria modular da mente ...................................................................... 101 Capítulo 8 Aplicação de um Programa de Intervenção Cognitiva com base na Teoria Modular da Mente ( PIC ) ....................................... 133
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