(Re)Habilitação Fonoaudiológica: avaliação da eficácia
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Autoras
Giédre Berretin-Felix
Kátia de Freitas Alvarenga e colaboradoras
I.S.B.N.: 978-85-89892-65-4
Edição: 1° - outubro/2009
Número de Páginas: 288
Peso: 420g
Idioma: Português
Resumo:
Seis organizadores, 34 especialistas e pouco menos de 300 páginas. Estes são os números de “(Re)Habilitação Fonoaudiológica”, obra que contempla, de maneira atualizada, conteúdo da audiologia, linguagem, motricidade orofacial, voz e a interdisciplinaridade.
Os capítulos são minuciosos e didáticos, resultado de conferências, fóruns, oficinas e da XVI Jornada Fonoaudiológica de Bauru, na qual se promoveu intercâmbio de conhecimento e atualização profissional. O encontro, prolongado neste livro editado pela Pulso Editorial, contou com as grandes cabeças, a intelectualidade brasileira nos assuntos supracitados.
Dividida em tópicos, a obra tem início com um amplo debate científico a respeito dos resultados da implantação de modernas tecnologias de dispositivos eletrônicos de amplificação auditiva para pacientes deficitários. Trata, inclusive, dos benefícios da eletrofisiologia para a peculiar avaliação infantil.
“(Re)Habilitação Fonoaudiológica” também se preocupa com a inclusão sedimentada pelo entendimento da viabilidade de diversas formas de comunicação. Nesta esfera, destaca-se o diálogo entre fonoaudiologia e neurologia, provocado pelo fomento do desenvolvimento das aptidões comunicacionais em prol da interação social.
A voz também ganha literatura. Com uma abordagem moderna, textos se preocupam com os riscos de perda de audição no ambiente de trabalho, tratamento e apuro do canto e expõe a eficácia de métodos de ganho na disfagia orofaríngea e paralisia facial. Por fim, os organizadores (Giédre Berretin-Félix, Kátia de Freitas Alvarenga, Magali de Lourdes Caldana, Nicolle Carvalho Sant’Ana, Maria Jaquelini Dias dos Santos, Pricila Reis Jakura Santos) reiteram a tecla da interdisciplinaridade, cada vez mais incutida na área da saúde.
No tom da vanguarda científica, o livro discute situações e procedimentos que abraçam desde a fase de atendimento até a reabilitação do paciente. “(Re)Habilitação Fonoaudiológica” não nasceu como um manual, mas um espaço a ser acionado e experimentado no dia a dia clínico.
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