Singularidade na Inclusão

R$48,00
Fora de estoque
SKU
26
Autor: Nívea Maria de Carvalho Fabrício, Vânia Carvalho Bueno de Souza e Vera Blondina Zimmermann I.S.B.N.: 978-85-89892-28-5 Edição: primeira edição em 2007 Número de Páginas: 176 Idioma: Português Peso: 320g
Resumo Projeto alimentado pela experiência clínica e escolar, somada a pressupostos da pedagogia, psicopedagogia e psicologia, o livro “Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados” prova que inclusão escolar não se resume a ter o aluno matriculado; mas é permitir que ele seja aprendiz dentro de sua dificuldade. É proporcionar um ensino que o auxilie no combate a essa dificuldade. Para que isto seja possível, as autoras Nívea Maria de Carvalho Fabrício, Vânia Carvalho Bueno de Souza, Vera Blondina Zimmermann defendem a necessidade de profissionais capazes e preparados que desenvolvam habilidades e respeitem diversidades: incluir não é formação de grupos, mas a coexistência das diferenças. A obra explica que as expectativas conscientes e inconscientes dos pais sobre os filhos, muitas vezes, sobrecarregam-o, tendo como efeito o déficit de aprendizagem. As autoras também fazem uma ponte entre as diferentes reações dos alunos aos estímulos grupais e educacionais, com o despertar de desejos que se extrai da relação mãe-bebê, onde a figura materna atua na representação da realidade. Outra variável é a elaboração do Eu e o processo identificatório no meio social, onde há um diálogo entre o desempenho na aprendizagem e a transformação da zona sensorial para a zona erógena. Diante disso, atividades de contexto psicopedagógico são propostas, e casos de alunos com dificuldades e as devidas medidas para solução do desvio são apresentadas no que é chamado no livro de “Projeto Singular”. Nele se fixa que cada caso merece um projeto especial. Crianças com problemas de auto-estima, concentração e aceitação grupal necessitam de pais, pedagogos e toda escola – estrutura física e humana – unidos para o avanço na aprendizagem. O livro elucida que a melhor maneira de ajudar o aluno não é discipliná-lo, mas dar ouvidos as suas queixas e incertezas e traçar estratégias de ajuda. “Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados” propõe projetos estruturais e pedagógicos no ensino para que se amarre passado e presente do indivíduo num processo de reelaboração da psique, desenvolvendo habilidades e investindo no futuro. Sumário Introdução PARTE 1 I - Inclusão: possibilidades e Limites II - O Educador e Seus Desafios nas Tarefas de “Incluir” III - Os deasfios da Família do Aluno no Processo de Inclusão PARTE 2 I - Processo Psicopedagógico Focado na Diversidade 1.1 - Projeto Singular 1.2 - Tutoria 1.3 - Oficinas e Agrupamentos 1.4 - A Singularidade como Estratégia na Alfabetização II - Propostas de Estratégias Alternativas Estruturais Para a Inclusão 2.1 - Classes polivalentes ou Multiseriadas 2.2 - Salas Ambientes 2.3 - “Oficinas Jovens” 2.4 - Curso Modular 2.5 - Monitorias III - Considerações Finais BIBLIOGRAFIA
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Singularidade na Inclusão
Sua Classificação