TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO: Uma Perspectiva Educacional

R$36,00
Em estoque
SKU
129

ORGANIZADORES:
Laura Monte Serrat Barbosa
Juliana Paula Mendes
Alexandre Vieira Pinheiro
Evelise Hilgemberg

ISBN: 978-85-8298019-4

96 páginas

Peso – 100 grs

Idioma – português

Edição – primeira em setembro 2015

O professor precisa ter em mente o que está trabalhando, mesmo que em categorias subdivididas da aprendizagem, sempre com atenção aos detalhes, pensando de forma interdisciplinar, tendo seus objetivos, metodologia e estratégias de intervenção bem definidos e observando a realidade de cada aluno/turma. O próprio desenho, retratado por outros alunos ou pelo professor, serve como referência e estímulo para que o aluno receba essa modalidade como produção, evolução, reconhecimento e inovação. Muitas folhas serão rasgadas, rabiscadas, jogadas no chão, mastigadas (em alguns casos), mas a forma de conduzir esse trabalho com persistência é que dará o novo olhar por parte do aluno. Aos poucos, elogiando essas “produções rabiscos”, podemos inserir significado ao que o aluno traz. (Alexandre Vieira Pinheiro, p. 63-64) É muito comum, na área de Educação Física, o uso frequente de termos como desempenho, habilidades, rendimento, superação. Lembro-me que, no meu início na Educação Especial – final dos anos 1980 –, preocupava-me muito com o “desempenho” dos alunos nas atividades. Creio que a vontade de que eles conseguissem realizar o que eu havia proposto era tanta que não atentava para algo muito importante: o prazer como decorrência da aprendizagem. Passado o impacto do “novo”, o primeiro pensamento foi o de como fazer para atingir aquela criança que, ao mesmo tempo em que me olhava, não me via; que, na maioria das vezes, não aceitava o contato físico; que resistia ao aprendizado; que me usava como ferramenta; enfim, que não interagia, por maiores que fossem os estímulos oferecidos. Hoje percebo que o que realmente importa, ao se elaborar objetivos consistentes e pedagogicamente corretos, é que esses objetivos oportunizem, além da aprendizagem, momentos de felicidade ao aluno. (Evelise Hilgemberg, p. 93)
Mais informações
Autor Laura Monte Serrat Barbosa Juliana Paula Mendes Alexandre Vieira Pinheiro Evelise Hilgemberg
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO: Uma Perspectiva Educacional
Sua Classificação