Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: da avaliação à intervenção

R$54,00
Fora de estoque
SKU
84

Autores
Simone Aparecida Capellini
Giseli Donadon Germano
Vera Lúcia Orlandi Cunha

112 páginas

Tamanho 16 x 23 cm

Primeira edição – 04/2010

Língua – português

Peso – 230g

ISBN – 978-85-89892-77-3

Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: da avaliação à intervenção
Autores: Simone Aparecida Capellini, Giseli Donadon Germano e Vera Lúcia Orlandi Cunha
Organizado por Simone Aparecida Capellini, Giseli Donadon Germano e Vera Lúcia Orlandi Cunha, “Transtornos de Aprendizagem e Transtornos de Atenção” reúne textos de mais de 10 autores que buscam assessorar educadores e profissionais da saúde com literatura acerca das características clínicas e educacionais de aprendizes com dislexia, distúrbio de aprendizagem e TDAH. O processo de aprendizagem pode sofrer intempéries de inúmeros fatores, de sociais a genéticos. Daí a necessidade de uma intervenção específica, pontual. Para o correto início desta investigação, o livro traça as diferenças entre dificuldades de aprendizagens e transtornos de aprendizagem, classificando-os com os principais fatores de desencadeamento e gravidade das disfunções. No universo da dislexia, a obra aborda também a de origem genética, que ocorre mesmo em atmosferas favoráveis; o texto explica os caminhos do diagnóstico fonoaudiológico para identificação das causas do problema. A mesma profundidade de estudo é oferecida ao Trasntorno do Deficit de Atenção e à Hiperatividade, os mais frequentes e que podem se estender da infância à vida adulta do indivíduo. Os autores desmembram cada um deles, apresentando suas origens, sinais e evidências em diferentes correntes teóricas. A criança, ao chegar à escola com domínio da linguagem oral, precisa lidar com aspectos fonológicos da língua, com um novo sistema e parâmetros de comunicação. Portanto, o livro esboça a relação entre habilidades metalingüísticas e o desenvolvimento da leitura e escrita; oferece conteúdo para condução deste processo de evolução suprassegmental, fonêmica e silábica; e apresenta dicas de ensino, tabela com erros mais assíduos, aspectos motores de aquisição da escrita e 31 itens de avaliação do aprendizado em sala de aula. “Transtornos de Aprendizagem e Transtornos de Atenção” encerra com orientações pedagógicas e práticas a pais e professores, ressaltando a importância do diálogo, do incentivo, do acompanhamento e da recompensa na vida estudantil do aluno/filho.

Sumário
Capítulo1 Dislexia e distúrbio de aprendizagem: critérios diagnósticos
Capítulo 2 Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: critérios diagnósticos 
Capítulo 3 Avaliação e Intervenção nas habilidades metalinguísticas 
Capítulo 4 Avaliação e intervenção na leitura 
Capítulo 5 Avaliação e intervenção na compreensão de leitura 
Capítulo 6 Avaliação e intervenção na disortografia 
Capítulo 7 Avaliação e intervenção na disgrafia Maryse Tomoko Matsuzawa Fukuda Paola Matiko Martins Okuda
Capítulo 8 Orientação aos pais e professores de escolares com transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção

Mais informações
Autor Simone Aparecida Capellini Giseli Donadon Germano Vera Lúcia Orlandi Cunha
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: da avaliação à intervenção
Sua Classificação