Mosaico Psicopedagógico
Autor: JORGE VISCA
Organizadores:
Raquel Kielmanowicz
Laura Monte Serrat Barbosa
Tradução: Laura Monte Serrat Barbosa
ISBN: 978-85-8298015-6
60 páginas
Peso – 300 grs
Idioma – português Edição –
primeira em Junho 2015
O fazer da Psicopedagogia no terceiro milênio – também visto na perspectiva da Epistemologia Convergente – traz, conjuntamente, dois desafios principais e indissociáveis: aperfeiçoar os resultados alcançados e abordar as eventuais provocações do futuro. O aperfeiçoamento dos resultados alcançados pode ser generalizado sob a ideia de uma definição mais inclusiva e profunda do objeto de estudo da Psicopedagogia e, vale dizer, da aprendizagem e dos recursos diagnósticos, preventivos e assistenciais utilizados nas quatro unidades de análises já mencionadas. Mesmo que os resultados pré-citados tragam uma clara dedicação ao sujeito individual, nos quais se privilegiam os aspectos cognitivos e afetivos (como construções sociais), acho indispensável levar a cabo investigações clínicas e experimentais que aprofundem mais especificamente essa interação em situações de aprendizagem. Até agora, foram estudados três fenômenos: os da dimensão cognitiva, os da dimensão afetiva e os da interação entre ambos. O que falta estudar é a influência que a aprendizagem produz em ambas as dimensões e na interação [...]. Também é necessário aprofundar-se nos conceitos de aprendizagem grupal, institucional e comunitária. Indivíduo, grupo, instituição e comunidade são, sem dúvida alguma, organismos vivos que aprendem. [...] Assim mesmo, cabe mencionar que, muito provavelmente, a Psicopedagogia deva incorporar, ao estudo dos mecanismos de aprendizagem, uma nova e quinta unidade de análise: “a cultura”. [...] Sem lugar a dúvidas, no momento atual, em função dos avanços tecnológicos que facilitam a comunicação, essa unidade de análise adquire uma relevância fundamental; ao mesmo tempo em que encerra a série das cinco unidades, reverte-se sobre cada uma e sobre o indivíduo muito especialmente, fazendo que, nele, seja introduzido um conjunto de valores e condutas. (Jorge Visca, p. 119-124)
I - A Aprendizagem – um Momento de Construção ................. 9
II - Pré-Condições Energético-Estruturais da Aprendizagem .......................................................................... 19
III - As Relações Entre a Inteligência e a Afetividade no Modelo da Epistemologia Convergente .............................. 31
IV - Delimitação do que é o Problema de Aprendizagem de Acordo com a Epistemologia Convergente .................... 47
V - Seis Modelos Fundamentados na Psicanálise e na Epistemologia Genética ......................................................... 59
O esquema evolutivo da aprendizagem O modelo nosográfico A matriz do pensamento diagnóstico O processo diagnóstico A entrevista operativa centrada na aprendizagem O processo corretor Conclusão
VI - Inteligência, Afetividade e Aprendizagem ............................. 77
VII A Questão do Erro Segundo o Construtivismo de Piaget ...... 87
Consequências teóricas Consequências práticas
VIII Os Âmbitos da Psicopedagogia ............................................. 95
IX A Aprendizagem na Terceira Idade .......................................... 103
X Os Caminhos da Psicopedagogia no Terceiro Milênio .......... 115
XI Aplicação Prática de Alguns Conceitos Propostos por Visca – Relatos e Reflexões – Laura Monte Serrat Barbosa ...... 127
Referências ....................................................................................... 159
Autor | Jorge Visca |
---|