Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

 Mosaico Psicopedagógico

Mais visualizações

Mosaico Psicopedagógico

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque.

R$ 55,00
parcelado em até 3x
Adicionar itens ao carrinho
OU

Descrição rápida

Autor: JORGE VISCA

Organizadores: Raquel Kielmanowicz
Laura Monte Serrat Barbosa

Tradução: Laura Monte Serrat Barbosa

ISBN: 978-85-8298015-6
R$ 50,00
160 páginas
Peso – 300 grs
Idioma – português
Edição – primeira em Junho 2015

Descrição do produto

O fazer da Psicopedagogia no terceiro milênio – também visto na perspectiva da Epistemologia Convergente – traz, conjuntamente, dois desafios principais e indissociáveis: aperfeiçoar os resultados alcançados e abordar as eventuais provocações do futuro.
O aperfeiçoamento dos resultados alcançados pode ser generalizado sob a ideia de uma definição mais inclusiva e profunda do objeto de estudo da Psicopedagogia e, vale dizer, da aprendizagem e dos recursos diagnósticos, preventivos e assistenciais utilizados nas quatro unidades de análises já mencionadas.
Mesmo que os resultados pré-citados tragam uma clara dedicação ao sujeito individual, nos quais se privilegiam os aspectos cognitivos e afetivos (como construções sociais), acho indispensável levar a cabo investigações clínicas e experimentais que aprofundem mais especificamente essa interação em situações de aprendizagem.
Até agora, foram estudados três fenômenos: os da dimensão cognitiva, os da dimensão afetiva e os da interação entre ambos.
O que falta estudar é a influência que a aprendizagem produz em ambas as dimensões e na interação [...].
Também é necessário aprofundar-se nos conceitos de aprendizagem grupal, institucional e comunitária. Indivíduo, grupo, instituição e comunidade são, sem dúvida alguma, organismos vivos que aprendem.
[...]
Assim mesmo, cabe mencionar que, muito provavelmente, a Psicopedagogia deva incorporar, ao estudo dos mecanismos de aprendizagem, uma nova e quinta unidade de análise: “a cultura”.
[...]
Sem lugar a dúvidas, no momento atual, em função dos avanços tecnológicos que facilitam a comunicação, essa unidade de análise adquire uma relevância fundamental; ao mesmo tempo em que encerra a série das cinco unidades, reverte-se sobre cada uma e sobre o indivíduo muito especialmente, fazendo que, nele, seja introduzido um conjunto de valores e condutas.

(Jorge Visca, p. 119-124)

I - A Aprendizagem – um Momento de Construção ................. 9
As relativas ao indivíduo
As relativas ao grupo, à instituição e à comunidade

II - Pré-Condições Energético-Estruturais da
Aprendizagem .......................................................................... 19

III - As Relações Entre a Inteligência e a Afetividade no
Modelo da Epistemologia Convergente .............................. 31
Desenvolvimento histórico
O modelo da Epistemologia Convergente

IV - Delimitação do que é o Problema de Aprendizagem
de Acordo com a Epistemologia Convergente .................... 47

Questões prévias
Definições conceituais
A delimitação propriamente dita do problema de aprendizagem
Função das pré-condições do sujeito e das circunstâncias do meio
A nosografia

V - Seis Modelos Fundamentados na Psicanálise e na
Epistemologia Genética ......................................................... 59
O esquema evolutivo da aprendizagem
O modelo nosográfico
A matriz do pensamento diagnóstico
O processo diagnóstico
A entrevista operativa centrada na aprendizagem
O processo corretor
Conclusão

VI Inteligência, Afetividade e Aprendizagem ............................. 77
Inteligência
Afetividade
Aprendizagem

VII A Questão do Erro Segundo o Construtivismo de Piaget ...... 87
Consequências teóricas
Consequências práticas

VIII Os Âmbitos da Psicopedagogia ............................................. 95
O indivíduo
O grupo
A instituição
A comunidade

IX A Aprendizagem na Terceira Idade .......................................... 103
Fatores passados que podem beneficiar ou prejudicar a aprendizagem
Fatores presentes que podem prejudicar a aprendizagem
Algumas considerações sobre a prevenção
Considerações sobre a recuperação

X Os Caminhos da Psicopedagogia no Terceiro Milênio .......... 115
Introdução
O balanço
Os caminhos
Unidades de análise
Influência de umas unidades sobre as outras
XI Aplicação Prática de Alguns Conceitos Propostos por
Visca – Relatos e Reflexões – Laura Monte Serrat Barbosa ...... 127

Referências ....................................................................................... 159

Tags do produto

Adicionar suas tags:
Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.
 

Comparar produtos

Você não tem itens para comparar.

Newsletter

Newsletter

Meu carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.