Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

Professores Formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem

Mais visualizações

Professores Formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque.

R$ 36,00
parcelado em até 3x
Adicionar itens ao carrinho
OU

Descrição rápida

Autor – Isabel Parolin

120 páginas
R$ 30,00
Tamanho 14 x 21
Primeira edição – 04/2010
Língua – português
Peso – 175g
ISBN – 978-85-89892-70-4

Descrição do produto

Diante da nova sociedade, fez-se necessário a reformulação dos papéis formadores da família e da escola. O entendimento do processo de aprender e de ensinar, frente à sociedade do conhecimento, da informação e da aprendizagem exige uma escola que atenda ao perfil social vigente, sem perder o compromisso de preparar cidadãos instrumentalizados para viver e conviver de forma competente e feliz.
As famílias, nesse contexto histórico, investem em movimentos na busca de garantir a sua sobrevivência e de melhorar sua formação profissional, transferindo para a escola o papel de educar seus filhos e de prepará-los para essa sociedade. As relações afetivas são intransferíveis!
Os professores, muitas vezes perdidos diante desse novo contexto, tem tido de repensar o desempenho do seu papel profissional. Portanto, rever suas formas de ensinar para atenderem ao compromisso social, sem deixar de ser escola, tem sido uma premente necessidade dos educadores. Tanto a família quanto a escola necessitam retomar seus conceitos, desvendar seus mitos, rever suas práticas, reavaliar suas crenças e reconstruir suas práxis.
Como psicopedagogia disparo essas reflexões com o objetivo de melhorar, tanto no âmbito da família, como no da escola, as ações educativas para a construção do sujeito-aprendiz.

Sumário
Como introdução
Capítulo I - Desafio dos novos tempos
Uma história verdadeira
A intervenção psicopedagógica frente aos percalços da aprendizagem - a busca de soluções
Capítulo II - As dificuldades com a aprendizagem
Dificuldades na aprendizagem e as relações familiares
• Para nos entendermos
Alguns conceitos fundamentais
A família como um núcleo duradouro em permanente transformação
A escola convivendo com as diferenças
Trabalhando com famílias
Finalizando
Capítulo III - A família e a escola
Família e escola: instituições parceiras no desenvolvimento da autoestima
A família e o sintoma de dificuldade
O que acontece com a criança que não consegue corresponder às expectativas de sucesso escolar?
Limites e aprendizagem Autoestima e aprendizagem:
A escola e a família
A “novela”da lição de casa
• Dez mandamentos para os pais lembrarem na hora da lição de casa dos seus filhos
Capítulo IV - A administração de conflitos, de emoções e de indisciplina
As emoções como instrumento de aprender e de ensinar
• O clima emocional e a aprendizagem
• Afetividade, sentimento e emoções
Administrando conflitos ou as emoções em sala de aula
• A indisciplina
Tentando concluir
Capítulo V - A hiperatividade
Reflexão psicopedagógica sobre crianças com hiperatividade e insucesso escolar
• Os pontos em comum
• O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
• O diagnóstico como avaliar
• O insucesso escolar
• Como intervir?
Capítulo VI - A adolescência
A adolescência nossa de cada dia - um trabalho com pais de adolescentes
• Problematizando
• A aprendizagem como ingresso para o campo produtivo
• A adolescência e a adolescência social
• A escola e o trabalho com pais de adolescentes
O projeto
Simplificando
Capítulo VII — O ensino e a aprendizagem
“Odeio Matemática!” - um olhar psicopedagógico para o ensino de Matemática e suas articulações sociais
• Redescobrindo a Matemática por intermédio da Língua Portuguesa
Para finalizar
• Respostas dadas pelos entrevistados justificando o seu ódio à Matemática
Capítulo VIII - O brincar
Viver, brincar e aprender
• Viver... a promessa
• Brincar... a necessidade
• Aprender... a decorrência
• Viver, brincar e aprender - a meta!
Capítulo IX - O papel do professor
O celular em sala de aula ou “Qualquer coisa, me ligue!”
Brincando com a figura do professor
Compartilhamento
Referências bibliográficas

Tags do produto

Adicionar suas tags:
Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.
 

Comparar produtos

Você não tem itens para comparar.

Newsletter

Newsletter

Meu carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.