Professores Formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem

R$44,00
Em estoque

Autor – Isabel Parolin

120 páginas

Tamanho 14 x 21

Primeira edição – 04/2010

Língua – português

Peso – 175g

ISBN – 978-85-89892-70-4

Diante da nova sociedade, fez-se necessário a reformulação dos papéis formadores da família e da escola. O entendimento do processo de aprender e de ensinar, frente à sociedade do conhecimento, da informação e da aprendizagem exige uma escola que atenda ao perfil social vigente, sem perder o compromisso de preparar cidadãos instrumentalizados para viver e conviver de forma competente e feliz. As famílias, nesse contexto histórico, investem em movimentos na busca de garantir a sua sobrevivência e de melhorar sua formação profissional, transferindo para a escola o papel de educar seus filhos e de prepará-los para essa sociedade. As relações afetivas são intransferíveis! Os professores, muitas vezes perdidos diante desse novo contexto, tem tido de repensar o desempenho do seu papel profissional. Portanto, rever suas formas de ensinar para atenderem ao compromisso social, sem deixar de ser escola, tem sido uma premente necessidade dos educadores. Tanto a família quanto a escola necessitam retomar seus conceitos, desvendar seus mitos, rever suas práticas, reavaliar suas crenças e reconstruir suas práxis. Como psicopedagogia disparo essas reflexões com o objetivo de melhorar, tanto no âmbito da família, como no da escola, as ações educativas para a construção do sujeito-aprendiz.

Sumário 

introdução

Capítulo I - Desafio dos novos tempos Uma história verdadeira A intervenção psicopedagógica frente aos percalços da aprendizagem - a busca de soluções


Capítulo II - As dificuldades com a aprendizagem Dificuldades na aprendizagem e as relações familiares • Para nos entendermos Alguns conceitos fundamentais A família como um núcleo duradouro em permanente transformação A escola convivendo com as diferenças Trabalhando com famílias Finalizando


Capítulo III - A família e a escola Família e escola: instituições parceiras no desenvolvimento da autoestima A família e o sintoma de dificuldade O que acontece com a criança que não consegue corresponder às expectativas de sucesso escolar? Limites e aprendizagem Autoestima e aprendizagem: A escola e a família A “novela”da lição de casa • Dez mandamentos para os pais lembrarem na hora da lição de casa dos seus filhos


Capítulo IV - A administração de conflitos, de emoções e de indisciplina As emoções como instrumento de aprender e de ensinar
• O clima emocional e a aprendizagem
• Afetividade, sentimento e emoções Administrando conflitos ou as emoções em sala de aula
• A indisciplina Tentando concluir


Capítulo V - A hiperatividade Reflexão psicopedagógica sobre crianças com hiperatividade e insucesso escolar
• Os pontos em comum
• O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
• O diagnóstico como avaliar
• O insucesso escolar
• Como intervir?

Capítulo VI - A adolescência A adolescência nossa de cada dia - um trabalho com pais de adolescentes
• Problematizando
• A aprendizagem como ingresso para o campo produtivo
• A adolescência e a adolescência social
• A escola e o trabalho com pais de adolescentes O projeto Simplificando

Capítulo VII — O ensino e a aprendizagem “Odeio Matemática!” - um olhar psicopedagógico para o ensino de Matemática e suas articulações sociais
• Redescobrindo a Matemática por intermédio da Língua Portuguesa Para finalizar
• Respostas dadas pelos entrevistados justificando o seu ódio à Matemática


Capítulo VIII - O brincar Viver, brincar e aprender
• Viver... a promessa
• Brincar... a necessidade
• Aprender... a decorrência
• Viver, brincar e aprender - a meta!

Capítulo IX - O papel do professor O celular em sala de aula ou “Qualquer coisa, me ligue!”
Brincando com a figura do professor Compartilhamento


Referências bibliográficas

Mais informações
Autor Isabel Parolin
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Professores Formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem
Sua Classificação