Pular para conteúdo principal »

Site de busca

Você está agora em:

Aprendendo a Incluir e Incluindo para Aprender

Mais visualizações

Aprendendo a Incluir e Incluindo para Aprender

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque.

R$ 45,00
parcelado em até 3x
Adicionar itens ao carrinho
OU

Descrição rápida

Autor: Isabel Cristina Hierro Parolin (Organizadora)

I.S.B.N.: 85-89892-26-3
Número de Páginas: 238
Idioma: Português

Descrição do produto

Resumo

“Aprendendo a incluir e incluindo para aprender” reúne textos de diversos autores preocupados com a inclusão da criança na escola. Organizado por Isabel Parolin, o livro conta com a colaboração de psicólogos, pedagogos e professores que, juntos, comprovam o papel fundamental do colégio no processo de formação do indivíduo.

A sociedade não aceita o outro nem trabalha as diferenças, mas pelo contrário, massifica-as; no mundo egocêntrico, as individualidades perderam espaço. O livro ressalta a passividade para a inclusão do diferente e o descaso com aqueles que não correspondem aos parâmetros pré-estabelecidos pela comunidade.

Pensando em uma escola para todos, o livro condena rótulos e estereótipos, propondo uma parceria entre a família, a escola e o acompanhamento profissional; dessa forma, acredita-se resgatar o excluído e trazê-lo para o grupo.

Os textos também defendem maiores investimentos na educação do país e formas alternativas de inclusão da criança. Além de apresentar estratégias pedagógicas, os autores trazem dicas para a inclusão saudável, de maneira que a atenção dada aos alunos com necessidades especiais não se torne mais um combustível à exclusão. Nessa linha de raciocínio, “Aprendendo a incluir e incluindo para aprender” mostra as brincadeiras como um importante meio onde a criança exerce seu papel social; através dela, o mundo simbólico é compreendido, a criança expõe seu interior e uma porta é aberta à igualdade.

Com teorias, experiência, diagnósticos e histórias, o livro traça um panorama da relação escola-aluno; esclarece a importância da inclusão educacional e sugere estratégias e projetos a fim de viabilizar a democratização do ensino.

Considerando a escola um reflexo da sociedade, o livro apela à condição humana e dá luzes ao caminho da solidariedade.

Sumário

PARTE I

Capítulo I
A Inclusão Escolar: Um Cenário Atual
Isabel Cristina Hierro Parolin

Capítulo II
O Papel da Psicopedagogia no Processo de Inclusão e de Exclusão Escolar
Laura Monte Serrat Barbosa

Capítulo III
O Que Fazer, Então? A Psicanálise como Inspiração ao Ato de Incluir .
Regina Célia Celebrone Lourenço

Capítulo IV
A Linguagem da Inclusão
Lia Helena Schaeffer Salvador

Capítulo V
A Inclusão Escolar e a Nossa Realidade Educacional
Nívea Maria de Carvalho Fabrício e Vânia Maria de Carvalho Bueno de Souza

Capítulo VI
Educação Inclusiva: Desafios para o Cotidiano Escolar
Maria Sílvia Bacila Winkeler e Mari Ângela Calderari Oliveira

PARTE II

Capítulo VII
O Brincar como um Recurso para Efetivar a Inclusão
Maria Silvia Todeschi, Paula Cristina Pedroso e Cloves Amorim

Capítulo VIII
Corrida Contra o Tempo: Uma História sobre as Etapas da Recuperação pós-AVC em Crianças
Irene Martins Baltar

Capítulo IX
Possibilidades de Inclusão no Sistema Público de Ensino
Carmen Lúcia Gabardo Pellanda

Capítulo X
O Processo de Inclusão Vivenciado no Colégio Integral
Mariza Pan e Sandra Almeida

Capítulo XI
A Não Exclusão como Projeto Político Pedagógico da Escola Terra Firme, tendo como Facilitador a Psicomotricidade Relacional
Sandra Cornelsen

Capítulo XII
A Disciplina RPI (Relações Pessoais e Interpessoais) e a Mediação da Aprendizagem: uma Proposta Metodológica na Reflexão sobre o Preconceito e a Inclusão.
Marcos Meier

Capítulo XIII
Inclusão: Conflitos e Desafios da Escola Regular
Gledy dos Santos Guimarães

Tags do produto

Adicionar suas tags:
Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.
 

Comparar produtos

Você não tem itens para comparar.

Newsletter

Newsletter

Meu carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.